top of page

Você já deu uma olhada na validade do óleo do seu veiculo?

  • Foto do escritor: Bea França
    Bea França
  • 6 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

A função básica do óleo é reduzir o contato e o desgaste entre as peças metálicas do motor e evitar o seu travamento.


Se eu rodar poucos quilômetros por ano, isso significa que eu posso realizar a troca do óleo do motor depois do prazo indicado no manual?


Se você é daqueles que rodam muito pouco com o seu automóvel, de 3 a 4 mil quilômetros por ano, por exemplo, e são muitos os motoristas nessa situação, você também deve ter aquela velha dúvida da troca do fluido lá no cárter, sobre a validade do óleo. Ou seja, tanto o fabricante do automóvel, quanto o do óleo recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que vencer primeiro.

Então, depois de rodar um ano o seu hodômetro está marcando 3 mil e 200 quilômetros, e você pensa: já venceram os 12 meses e eu só rodei esse pouquinho. Será que eu tenho mesmo que trocar o óleo do motor ou eu vou estar jogando dinheiro no lixo? Sabe por que que o óleo tem que ser trocado? Porque ele funciona à base de aditivos. Esses aditivos são iguais há remédios, expiram, perdem a validade. Então, troque o óleo, tenha você rodado muito ou pouco nesses 12 meses.


E se não trocar?


A incorreta troca de óleo cria no motor uma borra que irá entupir o pescador da bomba de óleo e seus canais de passagem, fundindo assim o motor.


Além do óleo, devemos também ficar atentos ao filtro de óleo, sua função é eliminar as partículas de metal geradas pelo contato das peças do motor, estas que ao ficarem circulando livremente no motor são prejudiciais a um bom funcionamento.



 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

(47) 3467-1697

©2020 por Pai e Filho - Soluções Automotivas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page