Esta na hora de trocar filtro do Ar Condicionado?
- Bea França
- 4 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Você sabe o que é um filtro de cabine ou filtro do ar-condicionado?
Muitas vezes vivem nas sombras de seus primos mais populares (filtro de ar do motor e o filtro de óleo), as vezes nem imaginamos que ele existe, mas ele faz um papel importantíssimo na filtragem de poluição e outras partículas dentro do nosso carro. Até costumamos dizer que o filtro está para o carro, como a máscara está para nós. Se você dizer a alguém que eles precisam trocar o filtro de ar da cabine, eles pensam que você está falando sobre o filtro de ar do motor.
Mas como ele funciona?
Como dito anteriormente, ele filtra as impurezas, impedindo que resíduos, poeira, pólen, mofo e até mesmo pequenos pedaços de folhas cheguem até o sistema de ar condicionado. Assim, eles fazem com que o ar gelado que se distribui dentro do carro esteja mais limpo (tanto de poluentes quanto desses resíduos), e faz com que não haja mal cheiro. Normalmente feito com materiais sintéticos como papel microporoso e também em alguns casos pode ter carvão ativado (que ajuda a impedir a passagem de odores e poluição).
Em resumo, se estiver com acumulo de detritos e sujeitas, o ar condicionado pode acabar forçando o motor, prejudicando o desempenho e gastando mais combustível.
E quando é a hora de trocar?
O filtro apresenta alguns sinais e pistas quando já está na hora (ou quando já passou da hora). Se você percebe que o ar condicionado está com algum defeito, perdendo sua força, pode ser que o problema resida no filtro.
Mas também há outros sintomas: os vidros internos podem se embaçar, e os passageiros podem começar a sentir algum mal cheiro.
O filtro de cabine também pode acabar mostrando outros sinais, como rasgos ou falhas no papel, e diferenças em cada dobra.
O mais indicado é estar sempre atento aos possíveis sintomas, e fazer sempre a revisão do carro para quando identificar algum dos problemas citados nessa acima.







Comentários