Direção defensiva
- Bea França
- 6 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
Direção defensiva ou condução defensiva (ou preventiva) são medidas para evitar ou minimizar possíveis acidentes.
Mas como executar?
Conhecimento: alguns conhecimentos técnicos devem ser conhecidos para que se dirija com responsabilidade e dentro dos padrões estabelecidos. São eles: domínio da legislação de trânsito, veículo, equipamentos e ferramentas utilizadas, as vias, localidades e as condições adversas que podem encontrar.
Atenção! A direção defensiva depende muito do nível de atenção do motorista. Assim, é preciso que ele esteja focado e consciente de tudo aquilo que está fazendo, podendo agir com precisão e agilidade caso algum imprevisto ocorra.
Habilidade: tem relação com a perícia, aptidão obtida com o tempo e prática na direção de um veículo. Ela é essencial, pois uma das bases para a direção defensiva é justamente estar preparado para agir em situações inesperadas.
Previsão: tem a ver com a capacidade do motorista prever situações que fujam da normalidade e também do seu controle. A simples antecipação de riscos já é suficiente para colocar o motorista em estado alerta, evitando ser surpreendido.
Decisão: tão importante quanto ter conhecimento, habilidade e prever situações de risco, é saber como reagir a cada uma delas. É preciso estar preparado para avaliar bem cada situação, agindo com calma para que a melhor decisão seja tomada.







Comentários